2° Concurso do Terroir da Região Vulcânica

Notícias
12/11/2022

CONCURSO DO TERROIR VULCÂNICO

Acontece no próximo sábado dia 12 de novembro em Cabo Verde – MG a cerimônia de premiação do 2º Concurso do Terroir da Região Vulcânica, quando serão anunciados os melhores cafés produzidos em Solos Vulcânicos.

O Evento será uma das atrações do 1º Festival da Terra dos Cafés Especiais, que na programação terá desfile e shows com artistas locais, o 1º Festival Gastronômico da Terra do Café, o 9º Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais de Cabo Verde, o 1º Desfile de Moda da Terra do Café.
Toda a programação acontecerá na praça da cidade e contará com outras atividades como cupping com melhores cafés da região, exposição de marcas cafés e produtos locais e regionais e feira com produtos dos municípios do Caminhos Gerais.

A REGIÃO

A Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica é a detentora da marca coletiva da Região Vulcânica, que abrange 12 municípios na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, sendo Aguas da Prata, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caconde, Caldas, Campestre, Divinolândia, Ibitiura de Minas, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama.

O CONCURSO

O 2º Concurso do Terroir da Região Vulcânica é realizado pela Associação dos Produtores de Cafés da Região Vulcânica, Prefeitura Municipal de Cabo Verde, ASSPROCAFÉ, pelo SEBRAE, IF Sul de Minas, Café Poços e EMATER conta com os patrocínios do SICREDI e Café Caldense, Gama Fertilizantes, Bourbon Specialty Coffees, Cooperativa Agripoços, Koar e MR4 Business.

Ao todo foram 65 amostras que participam da segunda fase do concurso, sendo a primeira realizada em cada município/associação, um crescimento de mais de 50% em relação a 2021. A análise dos cafés aconteceu no dia 15 de outubro com a coordenação do professor Leandro Carlos Paiva do Instituto Federal do Sul de Minas e o anúncio do nome dos vencedores será feito na cerimônia de premiação.
“Para os produtores há uma grande expectativa, pois os melhores cafés de cada município participam do concurso da Região Vulcânica, o que garante que tenhamos excelentes cafés nessa segunda fase.” Destaca Ulisses Ferreira de Oliveira, diretor executivo da Região Vulcânica.
Os compradores também estão com uma grande expectativa, pois muitos mercados estão de olho na evolução da marca coletiva da Região Vulcânica e querem ter os melhores lotes entre seus cafés.



Para dúvidas ou maiores informações entrar em contato no telefone (35) 9 98196519 ou pelo e-mail contato@regiaovulcanica.org.br